Notícia

Missão Técnica

sexta, 24 de maio de 2019
Líderes do associativismo regional destacam aprendizado em viagem

Nos dias 16 e 17 de maio, presidentes, diretores, executivos e colaboradores de associações empresariais da região Sudoeste do Paraná e de Santa Catarina, participaram de missão técnica no Norte do Paraná, em Londrina e Maringá. As duas cidades são referência em associativismo e modelo de gestão empresarial. A coordenação da visita foi da Cacispar. 

A primeira visita foi na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), onde teve troca de conhecimento, experiências e relatos sobre os diferenciais em gestão da entidade. Membros da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Norte do Paraná (Cacinp) também estiveram presentes no encontro. Na sexta, 17, a comitiva visitou a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e Incubadora Tecnológica de Maringá.

Carlos Manfroi, presidente da Cacispar, acredita que as associações que participaram da missão técnica terão boas práticas para se basearem nas suas entidades. “Pudemos verificar bons modelos de atuação em projetos dessas duas associações, que são extremamente organizadas. Conhecemos projetos de gestão das empresas, entidades e da comunidade. Um bom exemplo é o conselho de desenvolvimento deles, que inclusive aqui no Sudoeste já tem alguns atuantes. Há também naqueles dois municípios conselhos de segurança muito bem estruturados, onde realizam eventos com boas palestras e boas práticas que podem ser replicadas nas nossas semanas empresariais”.

Sobre a Incubadora Tecnológica de Maringá, Manfroi acrescenta que “pudemos observar mais um modelo onde a junção dos esforços da sociedade é trabalhada em prol do desenvolvimento econômico, motivando o surgimento de novas empresas”.

Sair da “casinha” 

Edilberto Minski, presidente da Acedv/CDL e vice-presidente para Assuntos de Associativismo da Cacispar, conta que o que ele viu foi um exemplo a ser seguido. “Temos que incentivar os nossos associados para que busquem inovações em outras cidades. Não podemos levar em consideração e achar que isso só pode ser feito numa cidade grande, que já é referência porque tem uma boa população e uma economia forte. Tudo isso se dá devido ao trabalho feito no passado, tanto Londrina quanto Maringá, as posições que elas ocupam é mérito pelo trabalho, busca e insistência de mudar a consciência do empresário e o meio onde eles vivem”.

Minski afirma que a visita fez despertar naqueles municípios em que as associações empresariais ainda não despertaram como entidade, que eles podem ter um associativismo forte. “Observei que quem coordena o desenvolvimento do município, tanto de Londrina quanto de Maringá, é a associação empresarial, pelo histórico de ações, pelas pessoas envolvidas e pela determinação que vimos dos diretores dentro das entidades” 

Visão feminina

Andressa Élenn Stamm, secretária executiva da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), destaca que este tipo de missão é a forma mais eficaz de trazer resultado para as ACE’s. “Além de poder avaliar em que grau de desenvolvimento está minha associação, posso adaptar as soluções que foram positivas de outras entidades para minha realidade, pois guardadas as devidas proporções, a dinâmica e o objetivo de todas as ACE’s é o mesmo”.

Andressa avalia a missão da Cacispar como excelente, muito bem organizada e conduzida. “Este tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento profissional dos gestores das ACE’s. Além de potencializar o aprendizado, estas missões são capazes de criar vínculos e parcerias comerciais entre os participantes”.

Para Guilherme Cancelier, presidente da Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste, a visita proporcionou aos participantes uma grande oportunidade de conhecer mais sobre os modelos e práticas adotadas pelo associativismo empresarial da região Norte. “Pudemos conhecer e entender mais sobre os programas e práticas adotadas pelas entidades para dar melhores condições de competitividade para seus associados. A Acil é uma entidade altamente competitiva em suas áreas de atuação, aprendemos como funciona o gerenciamento de metas dentro da entidade e como pode ser aplicado nas associações aqui do Sudoeste, foi notório também a importância dos eventos que podemos realizar e como essas ações fazem a diferença para o desempenho da entidade. Em Maringá ainda no primeiro dia fomos conhecer a incubadora e parque tecnológico, foi um momento encantador, lá nos deparamos com várias ideias de negócios inovadores, um ambiente que proporciona amparo e preparo para o desenvolvimento das empresas incubadas, que posteriormente podem se instalar no parque tecnológico. Confesso uma vontade grande de que fosse possível ter um ambiente desses em nossa região para proporcionar o desenvolvimento de negócios cada vez mais inovadores”.

Banho de planejamento

“Algo que chamou muito a atenção foi a preocupação da Acim e dos empresários locais para com o desenvolvimento do ambiente onde estão inseridos. Pudemos conhecer como funciona o Codem [Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá], um grupo organizado que conta com a participação de várias lideranças da comunidade visando orientar o desenvolvimento regional, um verdadeiro "banho" de planejamento, pensando Maringá e região metropolitana para daqui 30 anos”, enfatiza Guilherme.

O presidente da Acesio parabeniza Manfroi e equipe da Cacispar por organizarem esta oportunidade de conhecimento e troca experiências acerca do associativismo.


Participantes da viagem

ACIAR - Associação Empresarial de Realeza

ACESIO - Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste

Ascoagrin - Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul

ACEC - Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho

ACEDV/CDL – Associação Empresarial de Dois Vizinhos

ACEI- Associação Comercial e Empresarial de Itapejara D’ Oeste

ACIMAN- Associação Comercial e Empresarial de Mangueirinha

ACIMAR- Associação Comercial e Empresarial de Marmeleiro

ACEPB – Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco

Associação Comercial de Anchieta – Santa Catarina

UTFPR – Universidade Tecnologica Federal do Paraná – Dois Vizinhos

Fonte: Assessoria de Imprensa Cacispar