Notícia

PALESTRA EDUCATIVA MARCA A CAMPANHA MAIO AMARELO EM SANTA IZABEL DO OESTE

quarta, 15 de maio de 2019
"Maio Amarelo" é um movimento internacional que tem como objetivo reduzir o número de acidentes no transito

Começou neste mês a campanha "Maio Amarelo", movimento internacional que tem como objetivo reduzir o número de acidentes no transito.Com o tema "No trânsito, o sentido é a vida", várias atividades e ações de conscientização aos pedestres e motoristas serão promovidas até o dia 31 de maio. Na noite de ontem (14/05) aconteceu na Casa da Cultura Monsenhor Cestilio José Miotto uma palestra educativa sobre o transito e os cuidados que se devem ter para um transito seguro.

Nesta palestra, o Sargento Itor Kruczkevicz e o Capitão Cesar chamaram a atenção do público para atitudes que devem ser cumpridas, como por exemplo, atravessar na faixa de pedestres, obedecer à velocidade, utilizar equipamentos de proteção, não falar ao celular ao dirigir, utilizar o cinto de segurança  e  respeitar  o  sinal,  o pedestre e o ciclista. Nos ultimos dias foram realizadas algumas blitz e foram entregues alguns panfletos aos motoristas, orientando sobre a segurança no transito bem como convidando os que estavam dirigindo irregularmente a estarem participando da palestra.

 

Além de sensibilizar e conscientizar sobre as Leis de Trânsito e principalmente mostrar a gravidade de dirigir embriagado, também se abordou a prevenção de acidentes com motocicletas e bicicletas. Durante todo o mês de maio acontecerão ações voltadas ao Maio Amarelo visando à redução de acidentes de trânsito.

Durante o evento, dezenas de estudantes puderam conhecer os índices de acidentes de trânsito na cidade.  A secretária de Saúde, Ivone Faust Sponchiado, apresentou sobre as consequências dos acidentes de trânsito na rede pública de saúde. A cadeirante Adriana Wink, que é residente em Santa Izabel do Oeste, falou sobre a sua experiência de vida, após a mesma ter ficado paraplégica em um acidente de transito onde o motorista veio a óbito e os demais ocupantes do veículo, todos jovens, ficaram com sequelas.

Participaram do evento autoridades ligadas à segurança pública (Detran), vereadores, secretários municipais, entidades como o Rotary Club e o Lions Club, a ACESIO – Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste, representantes da auto-escola Didauto, da Paróquia Santa Isabel da Hungria e das Rádios Danúbio Azul e Izabel FM, além do Soldado Moreira e do Capitão Cesar.

Fonte: ACESIO